Associação dos gestores da Corsan - Agerco
Criada em 20 de outubro de 1984, a Associação dos Gestores da Corsan (Agerco) é uma entidade sem fins políticos, voltada a defesa dos interesses da categoria junto à empresa. A associação tem um importante histórico de lutas por melhores salários e pela preservação de vantagens obtidas, além de buscar um Plano de Cargos e Salários (PCS) que satisfaça os anseios da classe. A Agerco também é contra a privatização ou a municipalização da Corsan, e sempre usou o bom censo e serviu como mediador nas divergências existentes.
Finalidade
- • Promover e engrandecer a classe gerencial, através da integração e confraternização dos seus associados e familiares.
- • Ser o órgão representativo da classe.
- • Colaborar, por iniciativa própria e/ou quando solicitado pela Corsan, nos programas que visem o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de pessoal e da própria empresa.
- • Manter intercâmbio cultural e técnico com pessoas que se dediquem ao Saneamento Básico.
- • Realizar, patrocinar, participar e/ou promover eventos sociais, culturais, esportivos e ecológicos.
História
A Agerco foi fundada em 1984, após a implantação de um Plano de Cargos e Salários que, na época, valorizava os servidores da Corsan ao definir claramente a quantidade de pessoal e as tarefas de cada cargo. Todos os servidores administrativos tinham a possibilidade, através de concurso interno, de galgarem o cargo de gerente de uma das unidades de saneamento, o que inibia a interferência política partidária.
O gerente era o responsável direto pelo abastecimento de água de uma ou várias comunidades e, por isso, era obrigado a tomar decisões administrativas, financeiras, comerciais e operacionais. Na década de 1980, dependia-se muito dos recursos humanos disponíveis, pois a mecanização e a automatização praticamente não existiam. Por este motivo, além de chefes, os gerentes lideravam suas equipes.
Com o passar do tempo, eles notaram que – respeitando-se as peculiaridades de cada região atendida ou o tamanho das cidades - os problemas eram semelhantes e resolveram fundar no dia 20 de outubro de 1984, com aval da diretoria da Corsan, a Associação dos Gerentes da Corsan (Agerco), uma entidade apolítica, cuja principal finalidade é a troca de experiência e a solução dos problemas enfrentados pela categoria no dia a dia.
Com o passar dos anos, devido a influência política e da própria legislação, a possibilidade de ascendência ao cargo de gerente por concurso interno foi extinta. Qualquer servidor, de qualquer área da empresa, passou a ser designado para a tarefa e chamado de chefe de unidade de saneamento. Recentemente, a nomenclatura foi novamente alterada passando a se chamar gestor quem antes ocupava o cargo de chefe. A Agerco acabou se adequando aos novos tempos e transformou-se na Associação dos Gestores da Corsan (Agerco) mantendo, entretanto, sua identidade original.
Diretoria
- • Presidente: Cesar Augusto Magalhães
- • Vice-presidente: Adão Roque Rodrigues
- • Diretor Financeiro: Alberto Domingos Pagliarini
- • Diretora de Eventos: Claudia Maria Munhoz
- • Diretor Administrativo: Magnus Rodrigo Vargas